" Onde houver condiçoes de fazer esse debate devemos fazer com muita força e introduzir o tema do Assédio Moral como decorrencia da política da Meritocracia/Ilhas de Excelencia. O debate do Saresp permite debater conceito de Avaliação. Toda a ala progressista da educação vê a Avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem e é feita nessa perspectiva de um processo coletivo e tem como tarefa corrigir o que se mostrou incorreto/insufuficiente (a luz do diagnóstico e do planejamento)potencializar o que se mostrou correto. Não se avalia os agentes
, culpabilizar o professor e por tabela o aluno/pais. Portando a Avaliaçao dentro da Política Educacional da S.E. tem o objetivo de criar condiçoes para legitimar a própria sociedade - fase neoliberal - onde se aplica a mesma lógica. Se todos não se dão bem o problema não é o mecanismo e sim as qualidades e a falta delas da maioria dos membros do tecido social que se manifestam de modo individual. Então a localização de cada um dentro da sociedade é fruto do esforço individual de cada individuo é essa a mensagem da Avaliação da S. E. Como podemos notar a escola defende o modelo de sociedade que eles estao construindo. a tarefa do professor é nao atrapalhar. Nossa tarefa portanto é atrapalhar o máximo que pudermos. Para cima deles."
Geraldinho