“Lenin dizia que os sindicatos podem ser uma ‘escola para a revolução’ e uma ‘escola de socialismo’, no sentido de que, em sua atividade cotidiana, nas mobilizações e greves, funcionasse como uma escola, que ajudasse os trabalhadores a aprender a planejar sua luta, administrar seus problemas, preparando-se para administrar a sociedade no futuro.”

(ALMEIDA, José Maria de. Os sindicatos e a luta contra a burocratização. São Paulo: Editora Sundermann, 2007, p. 75)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

" Onde houver condiçoes de fazer esse debate devemos fazer com muita força e introduzir o tema do Assédio Moral como decorrencia da política da Meritocracia/Ilhas de Excelencia. O debate do Saresp permite debater conceito de Avaliação. Toda a ala progressista da educação vê a Avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem e é feita nessa perspectiva de um processo coletivo e tem como tarefa corrigir o que se mostrou incorreto/insufuficiente (a luz do diagnóstico e do planejamento)potencializar o que se mostrou correto. Não se avalia os agentes em separado. Se avalia o PROCESSO. Portando a política da S.E. - Frente Popular - Imperialismo - visa, perante o fracasso do politica educacional aplicada nos ultimos 16 anos
, culpabilizar o professor e por tabela o aluno/pais. Portando a Avaliaçao dentro da Política Educacional da S.E. tem o objetivo de criar condiçoes para legitimar a própria sociedade - fase neoliberal - onde se aplica a mesma lógica. Se todos não se dão bem o problema não é o mecanismo e sim as qualidades e a falta delas da maioria dos membros do tecido social que se manifestam de modo individual. Então a localização de cada um dentro da sociedade é fruto do esforço individual de cada individuo é essa a mensagem da Avaliação da S. E. Como podemos notar a escola defende o modelo de sociedade que eles estao construindo. a tarefa do professor é nao atrapalhar. Nossa tarefa portanto é atrapalhar o máximo que pudermos.
Para cima deles."

Geraldinho

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

SOBRE ESTA SECRETARIA

DOS FINS DA SECRETARIA

A secretaria de formação tem como responsabilidade contribuir para a formação dos professores, com ênfase no aspecto político e sindical. Os recortes teóricos, os textos, temas e autores trabalhados, hão de servir como um contraponto ideológico ao discurso pedagógico hegemônico, bem como para a elaboração de uma contra-argumentação frente aos ataques que os pensadores burgueses constantemente impingem à classe trabalhadora. Pretendemos fundamentar teoricamente os educadores e militantes afim de que respondam à altura os desafios teóricos que lhes são impostos.

DAS ATIVIDADES DA SECRETARIA

A secretaria se reúne periodicamente e desenvolve atividades internas ao sindicato, mas também propõe a realização de atividades externas, direcionadas a um público mais amplo.

· Atividades internas: cabe à secretaria de formação pensar o tema e formato para as executivas de formação, que são voltadas especialmente para os conselheiros, mas estão abertas a participação de todos os professores que queiram participar. Essas reuniões têm um caráter mais orgânico e seguem algumas prescrições estatutárias e regimentais. No mês de junho, o tema da reunião de formação foi “o aspecto histórico da APEOESP”, trabalho de mestrado desenvolvido pelo Prof. Alessandro.

Também está em andamento uma analise minuciosa do PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional) publicado e defendido pelo Ministério da Educação, com vistas a realizar um debate sobre o mesmo e cuja data será definida em breve.

Outra atividade, ainda para este ano, será o II Seminário de Educação, que está em fase de planejado.

· Atividades externas: a secretaria também tem em sua proposta de ação o objetivo de realizar atividades como excursões culturais (passeio no centro histórico de São Paulo, por exemplo) e acampamentos de formação. Confiamos que esse tipo de atividade, além de promover uma maior identificação com os professores, são uma excelente oportunidade de interlocução com o público mais amplo (a sociedade).

Além das atividades que lhe são específicas, a Secretaria de Formação também assessora e dá suporte à atividades realizadas por outras Secretaria, como a LGBTT e a de Negros e Negras.