“Lenin dizia que os sindicatos podem ser uma ‘escola para a revolução’ e uma ‘escola de socialismo’, no sentido de que, em sua atividade cotidiana, nas mobilizações e greves, funcionasse como uma escola, que ajudasse os trabalhadores a aprender a planejar sua luta, administrar seus problemas, preparando-se para administrar a sociedade no futuro.”

(ALMEIDA, José Maria de. Os sindicatos e a luta contra a burocratização. São Paulo: Editora Sundermann, 2007, p. 75)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

" Onde houver condiçoes de fazer esse debate devemos fazer com muita força e introduzir o tema do Assédio Moral como decorrencia da política da Meritocracia/Ilhas de Excelencia. O debate do Saresp permite debater conceito de Avaliação. Toda a ala progressista da educação vê a Avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem e é feita nessa perspectiva de um processo coletivo e tem como tarefa corrigir o que se mostrou incorreto/insufuficiente (a luz do diagnóstico e do planejamento)potencializar o que se mostrou correto. Não se avalia os agentes em separado. Se avalia o PROCESSO. Portando a política da S.E. - Frente Popular - Imperialismo - visa, perante o fracasso do politica educacional aplicada nos ultimos 16 anos
, culpabilizar o professor e por tabela o aluno/pais. Portando a Avaliaçao dentro da Política Educacional da S.E. tem o objetivo de criar condiçoes para legitimar a própria sociedade - fase neoliberal - onde se aplica a mesma lógica. Se todos não se dão bem o problema não é o mecanismo e sim as qualidades e a falta delas da maioria dos membros do tecido social que se manifestam de modo individual. Então a localização de cada um dentro da sociedade é fruto do esforço individual de cada individuo é essa a mensagem da Avaliação da S. E. Como podemos notar a escola defende o modelo de sociedade que eles estao construindo. a tarefa do professor é nao atrapalhar. Nossa tarefa portanto é atrapalhar o máximo que pudermos.
Para cima deles."

Geraldinho

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